Hoje, 22 de março, dia em que é celebrado o Dia Mundial da Água, a Agência Nacional de Águas (ANA), o Governo do Distrito Federal e a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) divulgam, em ato único, acordos, convênios, publicações e site sobre recursos hídricos. Estarão presentes a ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, o governador do DF, Agnelo Queiroz, o presidente da ANA, Vicente Andreu, e a oficial da FAO Lilian Romera, entre outros.

Entre os documentos assinados estão a Carta de Intenção entre a ANA, a Agência Brasileira de Cooperação (ABC) e a Organização do Tratado de Cooperação Amazônica (OTCA) para aumentar a articulação entre os países que dividem a bacia amazônica.

ANA, Secretaria de Estado de Agricultura do DF (Seagri-DF), Conselho Nacional do Serviço Social da Indústria (CN-Sesi) e Adasa assinam convênios e lançam o edital do Produtor de Água, uma modalidade de Pagamento por Serviços Ambientais para a bacia do Pipiripau. O programa remunera produtores rurais por práticas de conservação e restauração de solo e Áreas de Preservação Permanente e Reserva Legal. O edital e o roteiro para a elaboração dos projetos estarão disponíveis nos sites da ANA e da Adasa após assinaturas.

Balanço Hídrico Superficial do Brasil – desenvolvido pela ANA, o portal Balanço Hídrico Superficial do Brasil calcula, em tempo real, o volume de água que entra e sai do território brasileiro a cada hora. O portal poderá ser acessado pelo site da ANA (www.ana.gov.br), a partir de 23 de março.

Publicações:

Guia Nacional de Coleta e Preservação de Amostras – Água, Sedimento, Comunidades Aquáticas, e Efluentes Líquidos: produzido pela Companhia Ambiental do Estado do São Paulo (Cetesb) em parceria com a ANA  e com recursos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), traz informações que contribuem para a qualificação técnica e a harmonização de procedimentos de coleta e preservação de amostras de água, essenciais para a constituição e operação de uma rede de nacional de monitoramento da qualidade das águas superficiais, parte do Programa Nacional de Avaliação da Qualidade das Águas (PNQA).

Uso Eficiente da Água em  Aeroportos:  publicação da Infraero com orientação da ANA. O livro é resultado de um esforço de pesquisa e desenvolvimento de diversas instituições brasileiras, fomentadas com recursos da Infraero e do Fundo Setorial de Recursos Hídricos (CT-Hidro), com organização conduzida a partir do projeto HIDROAER, desenvolvido pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA).

Serviço

Solenidade em celebração ao Dia Mundial da Água

Data: 22 de março de 2012

Local: Vila das Águas (estrutura montada próxima à fonte da Torre de TV de Brasília), Eixo Monumental Oeste, Brasília/DF

18h – Ato solene em celebração ao Dia Mundial da Água, com a presença de autoridades, assinatura de acordos de cooperação e lançamento de publicações.

Mais informações:

Assessoria de Comunicação Social (Ascom)

Agência Nacional de Águas (ANA)

(61) 2109-5103/5129

Fonte: Agência Nacional das Águas

No related posts.