O Fundo Diocesano de Solidariedade (FDS) realizou, em junho de2011, aentrega do 135º projeto apoiado desde sua criação, em 2000. O projeto “Juventude Camponesa, resistência e superação” beneficia jovens rurais de Ciríaco (RS), buscando especialmente o incentivo à permanência no meio rural.

A pastoral da juventude rural do município realiza junto aos agricultores locais a promoção de alternativas para a juventude permanecer no campo e priorizar a produção agroecológica, substituindo a cultura do fumo, ainda forte no local.

Segundo Odacir Mello, presidente do sindicado dos trabalhadores rurais de Ciríaco, “a ideia é realizar formações técnicas e viagens de estudo para conhecimento, a fim de aprender na prática a importância e o funcionamento dessa agricultura ecológica, onde se tem um retorno financeiro com uma melhor qualidade do alimento”.

Mello destaca ainda que a busca pela agricultura ecológica é o principal objetivo do projeto, formando jovens para que estes possam interferir e sugerir novos métodos de produção em suas propriedades. Neste sentido, Pe. Valcir Rizzardi, pároco do município comenta: “Aqui, por exemplo, é uma região que dá muita cana. E o açúcar mascavo é muito procurado hoje. Então, com um pequeno investimento conseguimos substituir essas culturas tradicionais para produzir muita coisa: cana, caldo, açúcar, melado, rapadura. É uma ótima alternativa”.

O coordenador da pastoral da juventude rural no município, Rudimar Barea, explica que esse é apenas o primeiro passo para o sucesso da iniciativa: “Tudo que começa pequeno tem muito potencial para crescer. A agroecologia tem se mostrado muito aceita na nossa região, já que hoje o produto agroecológico é muito mais valorizado. Se conseguirmos criar essa ideia no jovem e em suas famílias aumentará a qualidade de vida de todos os produtores e consumidores destes produtos”

O projeto, uma parceria entre a pastoral da juventude rural, o sindicato dos trabalhadores rurais de Ciríaco e o FDS, beneficiará diretamente 15 jovens, filhos de pequenos agricultores de Ciríaco.

por Victória Holzbach, assessora de Comunicação da Cáritas Arquidiocesana de Passo Fundo (RS)

No related posts.