O Fundo Diocesano de Solidariedade – FDS – realizou em dezembro de 2010 o repasse do 130º projeto apoiado desde sua criação. O projeto “Arte final – Serigrafia para proporcionar a inclusão de pessoas surdas” beneficia a APAS – Associação de Pais e Amigos dos Surdos.

A associação tem por objetivo a criação de uma serigrafia para surdos, contando com um grande apoio da Rede Parceria Social para a aquisição de todos os equipamentos necessários.

O projeto se mostra um grande desafio para todos os participantes, especialmente por envolver pessoas que atualmente se encontram excluídas do mercado de trabalho devido ao preconceito gerado pela deficiência auditiva. Dessa forma, a iniciativa busca propiciar uma alternativa a essas pessoas através da constituição de um grupo de economia solidária.

Inicialmente, a serigrafia Surreal vai integrar 13 surdos, tornando-se uma ótima opção de trabalho e geração de renda. A expectativa da presidente da APAS, Salete de Souza, é que esse seja o primeiro de muitos projetos na área do trabalho a serem desenvolvidos com os surdos.

Em relação ao apoio do FDS à execução da serigrafia, um dos participantes destacou: “é importante agradecer toda a colaboração que recebemos. No início estávamos sem um caminho a seguir, e esse projeto veio para abrir as portas para nós.”

Além do apoio com recursos financeiros do Fundo Diocesano, a APAS contou ainda com a ajuda da Cáritas Diocesana, através de um monitor que acompanhou toda a estruturação e organização da serigrafia.

Segundo Luiz Costella, coordenador da Cáritas Diocesana e participante do conselho do FDS, “esse projeto é muito importante para toda a sociedade, já que procura a valorização das pessoas e do trabalho realizado por elas.” Sobre as expectativas do Fundo perante o projeto, Costella comentou: “desejamos desde já que ela de certo e que o nome dessa serigrafia, bem como o seu trabalho, seja conhecido não só em Passo Fundo, mas em muitos outros lugares.”

por Victória Holzbach, asssessora de Comunicação da Cáritas Arquidiocesana de Passo Fundo

No related posts.