A Arquidiocese de Passo Fundo (RS), em consonância com toda a Igreja Católica do Brasil, realiza no próximo fim de semana a Coleta da Solidariedade. A coleta faz parte da Campanha da Fraternidade, que este ano tem como tema “Fraternidade e Saúde Pública” e lema “Que a Saúde se difunda sobre a terra”.

Realizada todos os anos, no domingo de Ramos, a Coleta da Solidariedade é o principal recurso formador dos Fundos Diocesano (50%), Estadual (10%) e Nacional (40%) de Solidariedade.

O Fundo Arquidiocesano de Solidariedade, formado há 12 anos na Arquidiocese de Passo Fundo, já beneficiou 142 projetos nos 47 municípios que abrange. Anualmente o FDS beneficia em média 12 projetos nas áreas de educação e formação, geração de renda e economia popular solidária, saúde alternativa e preventiva, resgate da dignidade humana, população em situação de exclusão e meio ambiente e reciclagem.

Em 2012 o Fundo deve atingir 150 projetos beneficiados na Arquidiocese, atingindo milhares de mulheres, indígenas, quilombolas, idosos, crianças, adolescentes e jovens, agricultores, assentados, trabalhadores urbanos, desempregados, organizações, movimentos, pastorais, pessoas com deficiência, catadores, recicladores e dependentes químicos.

O FDS é coordenado por um Conselho formado pelo Arcebispo, Coordenador de Pastoral e um representante das Pastorais Sociais, dos beneficiários pelos projetos e da Cáritas. Segundo Luiz Costella, da Cáritas Arquidiocesana – entidade que administra o FDS “o fundo tem o objetivo de ser sinal na comunidade, de maneira a envolver e chamar a atenção de que é possível mudar a realidade e construir formas concretas de envolvimento das pessoas e das organizações na solução dos principais problemas sociais”.

A Coleta é realizada em todas as paróquias da Arquidiocese, de modo que os interessados em contribuir podem procurar os envelopes disponíveis especificamente para a campanha, fazer a contribuição diretamente na paróquia ou ainda realizar sua doação através da conta do FDS – Banco Sicredi, Ag 228 Cc 7.345 – 8.

por Victóia Holzbach, assessora de Comunicação da Cáritas Arquidiocesana de Passo Fundo

No related posts.