Na última terça-feira, 8 de maio, ocorreu a Reunião das Pastorais e Organismos do Regional Norte 2 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB, na Sede do Regional.

O Encontro começou com uma celebração presidida pelo Pe. Nello Ruffaldi, missionário do Pontifício Instituto Missões Exteriores (PIME). Na celebração Pe. Nello deu o seu testemunho de vida, logo após ter curado de um tumor maligno no pulmão (carcinoma espinocelular invasivo).

Testemunho de vida de Pe. Nello

“No momento que descobri ter um tumor maligno no pulmão senti também que Deus tomava conta de mim e conduzia a minha vida. Eu me entreguei a Ele e Deus me inspirou três atitudes que até agora me acompanham: Me entregar por completo nas mãos de Deus com abandono e confiança sem limites; De minha parte lutar com tudo em favor da vida e da saúde independentemente do resultado e Dar um passo atrás do outro com serenidade, segurança descobrindo o que Deus estava escrevendo em minha vida”, partilhou..

E continuou: “Por isso, neste momento, eu quero agradecer a todos os amigos que rezaram por mim e aos que estiveram presentes, direto ou indiretamente e pedir para que o amor de Deus seja manifestado e que nós possamos reforça-lo cada vez mais na nossa vida”, concluiu Pe. Nello.

Na ocasião, o missionário mostrou um cartão que recebeu dos amigos do Regional Norte 2. A Secretária Executiva da CNBB N2, Orlanda Alves, agradeceu a presença e o Testemunho de vida dele. “Queremos agradecer o Pe. Nello por seu testemunho de vida e de Fé, por compartilhar este momento com o Regional e seu retorno ao trabalho, que tão bem realiza na Amazônia numa dedicação incansável junto aos povos indígenas”, confabulou.

Reflexão

No momento de estudo, facilitado pelo educador da Unipop, Gilson Dias, foi destacada a caminhada para se chegar até a Rio + 20: a Conferência de Estocolmo (1972), a Rio – 92 ou Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável e Rio+10.

Destacou-se também a Economia Verde no contexto do Desenvolvimento Sustentável e da Erradicação da Pobreza e a Estrutura Institucional para o desenvolvimento sustentável e a Internacionalização da Amazônia.

“A Rio+20 tem o potencial de ser o mais importante evento de política internacional dos próximos anos. Será uma Conferência sobre desenvolvimento sustentável, abarcando suas dimensões econômica, social e ambiental”, explicoiu Gilson.

Resgate Histórico

“Na Rio+20, assim como ocorreu na Rio-92, espera-se pensar o futuro. Além de refletir sobre as ações adotadas desde 1992, deseja-se estabelecer as principais diretrizes para orientar o desenvolvimento sustentável pelos próximos vinte anos”, destacou Gilson Dias.

Dentre os presentes, estavam representantes do Secretariado; do secretariado das Pastorais Sociais; da Pastoral da Criança, da Pastoral Familiar; da Pastoral da Pessoa Idosa, da Pastoral DST/ AIDS, da Comissão Pastoral da Terra – CPT, da Catequese; da Liturgia, das CEBs; do CIMI; do Cream, da Cáritas e do Comire.

Fonte: Cáritas Regional Norte 2

No related posts.