“A Economias Solidária é o grande caminho contra a Economia Verde, que está transformando a natureza em mercadoria”, foi a afirmação que o professor Boaventura de Souza Santos, utilizou no final de sua participação na mesa de debate, da atividade sobre Desenvolvimento Solidário e Sustentável nos Territórios: Estratégias de outra economia, realizado na manhã de hoje (19), na Cúpula dos Povos.

Para Boaventura, antigamente não era necessário debater sobre Economia Solidária, por que as relações de produção eram de tal forma que garantiam o respeito com o outro e com a natureza. Agora, precisamos avançar nessa discussão para combater a Economia Anti-solidária, construída pelo capitalismo. “Temos que ter em mente que a Economia Solidária não é um apêndice do capitalismo, não prestamos um serviço para ele. Ela é uma possibilidade de um futuro justo e digno”, afirmou.

Ele ainda destacou a dificuldade que o movimento de Economia Solidária possuí em se relacionar com outros movimentos e organizações. “Isso é um erro. A articulação é fundamental, assumir campanhas de maior abrangência e enfrentamento político, como por exemplo, a contra os agrotóxicos, é muito importante”, concluiu.

Também fizeram parte da mesa de debate o integrante do Selacc, Beto Ortiz, integrante do Riplacc, Luiz Eduardo Salsero e o professor Paul Singer. Ortiz apresentou o trabalho da Cáritas sobre Desenvolvimento sustentável e Territorial. “O objetivo do nosso trabalho é promover o desenvolvimento humano, integral e solidário, para que todos tenham vida e vida em abundância”.

Singer, em sua fala, destacou a importância de eventos como a Cúpula dos Povos, para as lutas pela Economia Solidaria. “É ilusão pensar que a Rio +20 vai mudar os modelos capitalistas e exploradores dos governantes por um mundo melhor. Mas atividades como essa,  proporciona o encontro e diálogo dos muitos militantes, vindos de muitas partes do mundo, que são capaz de fazer com que essa mudança aconteça”.

por Bruna Garbin, assessora de Comunicação da Cáritas do Rio Grande do Sul