No dia 27 de setembro, no auditório do Centro de Convenções, em Maceió (AL), foi lançado o Programa do Governo Federal Juventude Viva, tendo como objetivo a prevenção à violência contra a juventude negra, cuja experiência piloto no Brasil será realizada no estado de Alagoas que apresenta alto índice de violência contra jovens negros.

Representantes da Cáritas Nordeste 2 durante o lançamento

Estão contemplados no primeiro momento os municípios de Arapiraca, União dos Palmares, Marechal Deodoro e Maceió, que conta com o apoio inicial de mais de 70 milhões de reais do governo Federal. O programa, que buscará encontrar respostas para os problemas que afligem a juventude negra no estado, conta ainda com o apoio da Secretaria Geral da Presidência da República, da Secretaria Nacional de Juventude e da Secretaria de Promoção da Igualdade Racial, além de ser uma ação conjunta de vários ministérios e parceiras com entidades da sociedade civil.

A Cáritas Brasileira Regional NE 2, na defesa e promoção de direitos, mobilização e controle social, por meio do Programa Infância, Adolescência e Juventude (PIAJ) esteve presente acompanhando, juntamente com a juventude, movimentos sociais e sociedade civil, os pactos assumidos para promover políticas públicas de combate à violência e extermínios de jovens.

por Jefferson Souza Farias da Costa, Articulador do PIAJ em Palmeira dos Índios Caritas Brasileira NE2