Cerca de 80 jovens de diversas partes da América Latina são esperados para o evento, que se propõe a refletir sobre a realidade desses jovens, bem como prepará-los para JMJ

Entre os dias 13 e 16 de julho, a cidade de Belo Horizonte, em Minas Gerais, será sede do Encontro Internacional de Jovens da Cáritas. Na ocasião, jovens de vários países da América Latina se encontrarão para trocar experiências, refletir sobre suas realidades e participar de diversas atividades em preparação à Jornada Mundial da Juventude (JMJ).

Organizado pela Cáritas Brasileira – entidade de atuação social ligada a CNBB –, o encontro espera reunir cerca de 80 jovens de todas as regiões do Brasil e de países da América Latina, como Uruguai, Honduras, Costa Rica, El Salvador, Haiti, Colômbia e Venezuela.

A partir do tema Partilhar o Pão para que as Juventudes tenham Vida, os jovens terão a oportunidade de participar de momentos de formação, análise da conjuntura política, social e pastoral, além de intercâmbios de experiências, e oficinas de arte e cultura, que de forma lúdica pretendem compartilhar a cultura popular dos povos e, assim construir a identidade da juventude da Cáritas.

“O tema escolhido nos coloca diante da seguinte reflexão: No contexto mundial assolado por tantas crises, é bom lembrar que ao redor do mundo muitos jovens vivem em situação pobreza, fome e violência. Partilhar o pão com esses jovens é partilhar os frutos e alimentos, mas também é comungar com suas esperanças por um novo mundo”, disse Monyse Ravenna, integrante do GT (Grupo de Trabalho) da Juventude da Cáritas Brasileira.

Missões: Dando continuidade ao processo de preparação para a Jornada, após o encerramento do encontro os jovens seguirão para Paróquia São Gaspar Bertoni, em Belo Horizonte/MG onde participarão da Semana Missionária, evento realizado em todo Brasil, uma semana antes da JMJ. A Semana é um momento para acolher visitantes e exercer lições de cidadania. O momento será dedicado a visitas às experiências desenvolvidas por organizações parceiras da Cáritas. Além de momentos de catequese e celebrações.

Jornada: Depois de uma série de atividades preparatórias, uma comitiva composta por jovens de todos os regionais da Cáritas Brasileira se juntará a milhares de pessoas na JMJ, que será realizada no Rio de Janeiro, entre os dias 23 e 28 de julho, com a presença do Papa Francisco.

Na ocasião, diversas organizações, entre elas a Cáritas participarão da “Tenda das Juventudes”, que está na programação oficial da Jornada e acontece de 22 a 26 de julho. Sob o tema “A Juventude quer viver”, o espaço será dedicado à formação, acolhida, celebração, diálogo e convivência de vários grupos de jovens presentes na JMJ.

Durante a programação ocorrerão plenárias, com destaque para os eixos temáticos que nortearão as discussões na Tenda. São eles: Direitos da Juventude; Sociedade e Novas Relações; Dimensão Eclesial; e Comunicação e Cultura.

Serviço:

Encontro Internacional de Jovens da Cáritas

Data: 13 a 16 de julho

Local: Hotel Recanto Santo Agostinho

End.: Rua Diamantes, nº 400, Mário Campos/MG.

Tenda das Juventudes

Data: 22 a 26 de julho

Local: Galpão do Comitê Rio Ação da Cidadania

End.: bairro da Saúde, no Rio de Janeiro/RJ.

Sobre a Cáritas

A Cáritas Brasileira é uma entidade de promoção e atuação social que trabalha na defesa dos direitos humanos, da segurança alimentar e do desenvolvimento sustentável solidário. Sua atuação é junto aos excluídos em defesa da vida e na participação da construção solidária de uma sociedade justa, igualitária e plural.

Fundada no Brasil em 12 de novembro de 1956, a Cáritas Brasileira faz parte da Rede Caritas Internationalis, presente em 165 países e territórios. Reconhecida como entidade de utilidade pública federal, ela também é um organismo da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

por Kilma Ferreira, assessora de Comunicação da Cáritas Nordeste 2

No related posts.