Organizada em todo o mundo, a Cáritas Brasileira viu na Jornada Mundial da Juventude a oportunidade de reunir os jovens que atuam na entidade, nos mais diferentes locais. Para tal, realizou de13 a16 de julho,em Mário Campos, Minas Gerais, o primeiro encontro internacional de jovens Cáritas.

Contando com a participação de jovens de todos os Regionais da Cáritas Brasileira e de oito países da América Latina, o encontro reuniu cerca de 100 jovens ligados à Cáritas, entre assessores, lideranças juvenis ou membros de grupos acompanhados.

Do Rio Grande do Sul, a representante é passofundense. Bolsista de comunicação da Cáritas Arquidiocesana de Passo Fundo, Cláudia Tainá dos Santos participou do encontro em nome da Arquidiocese e de todo o estado e permaneceem Minas Gerais– agoraem Belo Horizonte– para vivenciar a Semana Missionária no local e depois rumar à Jornada Mundial da Juventude, no Rio de Janeiro.

Totalizando 17 dias entre o encontro internacional de jovens, a Semana Missionária e a JMJ, a atividade é momento principalmente de partilha de cultura, amizade, coragem, resistência, amor, solidariedade, esperança, diversidade. Sentimentos que permeiam a vida e a caminhada de cada um e cada uma na ação da Cáritas.

Para Cristina dos Anjos, Diretora Executiva da Cáritas Brasileira este é um momento histórico para a Cáritas Brasileira, “estamos reunindo aqui jovens do Brasil e da América Latina. Isso nos da a possibilidade de viver um momento único. Que o encontro marque a vida de cada um e cada uma aqui, na Semana Missionáriaem Belo Horizontee na Jornada Mundial da Juventude, no Rio de Janeiro”, finalizou Cristina.

Cláudia relata que a experiência é única e que os maiores desafios ela já superou. “No começo não conhecia ninguém, me sentia um pouco deslocada. Mas este espírito de Cáritas nos envolve rapidamente de forma que logo fiz amizades”. A bolsista conta também que agora está realizando diversas visitas por Belo Horizonte, conforme a programação da Semana Missionária no local.

por Victória Holzbach, assessora de Comunicação da Cáritas Arquidiocesana de Passo Fundo (RS)

No related posts.