Voto consciente por um País que queremos!

Como escolher um bom candidato?

Avalie o caráter do candidato, seu passado, a qualidade de suas propostas, sua competência e seu compromisso com a comunidade. Prefeitos e vereadores devem ser bons administradores e bons representantes, devem ouvir o povo e saber que decisões tomar para melhorar a vida de todos. Avalie se o candidato tem compromisso com o povo ou apenas com ele mesmo. Veja se as propostas são viáveis e úteis para a população e se ele é realmente um candidato sério e honesto. Se houver alguma suspeita ou denúncia contra o candidato, procure se informar e ouça o que ele tem a dizer em sua defesa antes de decidir o seu voto.

Como identificar um mau candidato?

Analise a história de vida do candidato: o que ele já fez que ideias ele defendeu, se está metido em  encrencas  ou  se  tem  apenas  uma  boa  conversa.  Desconfie do candidato  que  não  apresente  projetos viáveis e úteis para a comunidade e o município. Cuidado também com o candidato que promete maravilhas, pressiona os eleitores e critica os adversários, sem dizer como vai trabalhar para realizar suas promessas.

Como posso ajudar meu município a eleger bons candidatos?

Informe-se, pense bem antes de votar e vote com consciência. Além disso, você pode conversar com parentes e amigos para trocar opiniões sobre propostas, partidos e candidatos. Assim, você participa mais ativamente da democracia e obtém mais informações.  O cidadão consciente e bem-informado é um eleitor mais seguro e pode influenciar positivamente as pessoas à sua volta.

Veja AQUI um manual de Orientações para as Eleições 2012 produzido pelo Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE)

LEI E COMITÊS 9840

A Lei 9840 foi criada em 1999 para combater a compra de votos e o uso da máquina administrativa durante o período eleitoral.  Mas o interessante é que ela foi criada com a força da população brasileira, que se organizou para  coletar mais de um milhão de assinaturas,  tornando a Lei 9840 a primeira lei de  iniciativa popular da história do País. Saiba mais sobre esta lei AQUI.

Para ter informações sobre o “Comitê 9840 – Voto não tem preço, tem consequências” criado em sua região CLIQUE AQUI

Assista alguns vídeos lançados pela CNBB na Campanha Voto na Cidade: Eleições 2012

Veja mais vídeos, áudios e materiais de orientação na página da CNBB clicando AQUI